quinta-feira, 11 de novembro de 2010

“O ABESTADO PASSOU NO TESTE”


Lamentável a manchete a respeito da prova a que foi submetido sua excelência, o novo Deputado Sr. Francisco Everardo Oliveira silva, o Tiririca, digníssimo representante autêntico da vontade do povo brasileiro e espelho da sua condição de inteligência, dignidade e cidadania – conforme noticiado no site Yahoo:
Francisco Everardo Oliveira Silva (PR-SP), o Tiririca, teve êxito no teste de leitura e escrita feito nesta quinta-feira pela Justiça Eleitoral. Walter de Almeira Guilherme, presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), contou que Tiririca fez um ditado tirado de um livro editado pelo tribunal: "Justiça Eleitoral, uma retrospectiva". A frase ditada foi extraída aleatoriamente de um livro da Justiça Eleitoral. "A promulgação do código eleitoral em fevereiro de 1932 trazendo como grandes novidades a criação da Justiça Eleitoral."
Vamos abrir um parêntese, para entender a conotação do neologismo “abestado” segundo o Google:
Abestado – o termo adjetiva pessoa negligente e descuidada, lesada, sem reflexos, pessoa que não enxerga maldade ou imperita. Provém da besta, mula, jumento, burro.
Deixa de ser abestado homem, não percebe a intenção?
Enrolaram o abestado do João.
Talvez os articulistas ao chamarem sua excelência o Sr. Francisco Everardo Oliveira Silva de Abestado acertaram no conteúdo de forma enviesada.
Sua proposta para ser eleito era simples: Ajudar a população a descobrir o que faz um Deputado além do que se sabe no popular. Para que investir num cargo que nem em vinte mandatos você vai recuperar a grana investida nos gastos para se eleger?
Vamos ver de que forma ele vai descobrir.
É improvável; mas talvez; para quem conseguiu acertar um ditado e interpretar um texto retirado de um livro da Justiça Eleitoral – duvido que muitos letrados consigam interpretar o jargão justicionalista como ele brilhantemente o fez; talvez ele, disfarçado de palhaço, consiga identificar a origem dos problemas diários nos noticiários a respeito da postura dos seus futuros colegas – Talvez se torne um exímio pizzaiolo com carteira assassinada e tudo; e se não reeleito, o já terá profissão definida para se manter no pós - mandato.
Talvez ele descubra e identifique em seus pares que:
A parte mais primitiva de nosso cérebro é originada dos répteis e que pode conviver num ninho de cobras mais vividas. Tomara que seu instinto de conservação da dignidade, se é que a tem; não seja duramente afetada durante o mandato, corrompendo-a.
Esperamos que não seja contaminado pela Embriaguez Patológica dos Desejos de Poder que agridem o erário público de forma severa.
Os elementos comportamentais comuns entre seus pares, supostamente relacionados a essas estruturas primitivas da Assembléia Neuronal, seriam: a seleção do lugar; a territorialidade; o envolvimento na caça á propina; o acasalamento dos interesses; cuidar das crias de gabinete e a formação de hierarquias na divisão da rapinagem; seleção de líderes e que aprenda os rituais. Além de rapinar a sangue frio e com viscosidade na fala ao justificar-se.
Nesse ambiente as pessoas costumam perder a valorização da ética, amizades, em prol da defesa dos interesses pessoais e de grupos. Esperamos que ele esteja imune a essa contaminação.
A salvaguarda para manter-se nessa estrutura de poder, é que a população de maneira geral sofre de degeneração no complexo do Hipocampo (algo a ver com torcidas organizadas) – daí nada mais é gravado na memória. Quando intacto ele permite que as pessoas usem as experiências anteriores para escolher novos rumos; caso contrário; eles sempre escolhem e elegem os mesmos. A degeneração do Hipocampo cria a mediocridade social.
Esperamos que na sua proposta de eleição, ele descubra; que os seus pares que apresentam, por defeito genético, redução no número de receptores das células neurais dessa área, tornam-se incapazes de se sentirem recompensados pelas satisfações comuns da vida e buscam alternativas "prazerosas" atípicas e nocivas como, por exemplo: mamar nas tetas do Erário Público até a obesidade das contas bancárias e pelo jogo desenfreado do poder matando a dignidade de seus descendentes.
Tomara que seu Neopálio ou cérebro racional, uma rede de células nervosas altamente diferenciadas, capazes de produzirem uma linguagem simbólica, assim permitindo aos deputados desempenhar tarefas intelectuais como leitura, escrita e cálculo matemático (não se fixando nas propinas), esteja á altura de tão bem representar seus eleitores tão carentes de ídolos realmente inteligentes e éticos.
Esperamos também que seu Neopálio ou gerador de idéias inovadoras possa enriquecer tão importante categoria de cidadãos na vida pública.
Esperamos ardentemente também que a Área Pré-Frontal (Córtex) do nosso noviço deputado esteja intacta, não contaminada pela educação nem pelo ENEM; pois, ali se concentra enorme variedade de funções de comportamentos necessários á vida social, como a compreensão dos padrões éticos e morais e a capacidade de prever as conseqüências de uma atitude.
Esperamos também que com a ajuda do novo e singular deputado a sociedade não seja obrigada em breve a promover uma cirurgia de emergência no Sistema Límbico da vida política.
Esperamos que a condição: de pessoa que não enxerga maldade do abestado não seja preservada e que o ilustra deputado mostre a que veio:
O QUE FAZ UM DEPUTADO?
Além daquilo que todos sabem; mas que a maioria finge não saber...
Com a palavra o abestado – e que faça seus críticos pagarem um belo mico; já que a esperança mesmo morta faz tempo é a última que morre...

Nenhum comentário:

Postar um comentário