terça-feira, 29 de dezembro de 2009

A BOA NOTÍCIA É QUE TODO MUNDO TÊM REFLUXO

Refluxo aumenta em 70% risco de desenvolver câncer de esôfago
Problema atinge cerca de 20 milhões de brasileiros.
Contato de enzimas com parede do esôfago lesiona órgão.
Da Agência Estado
Tamanho da letra
• A-
• A+
A doença de refluxo pode aumentar em 70% o risco de uma pessoa desenvolver câncer no esôfago. Levantamento do Hospital A.C. Camargo, em São Paulo, mostra que, de 120 pacientes com esse tipo de câncer, 40% sofriam de refluxo. A intensidade e duração da doença podem contribuir ainda mais para o desenvolvimento do tumor.
________________________________________
Pacientes devem evitar café, chá, refrigerantes, bebidas alcoólicas e alimentos com muito molho
________________________________________
O refluxo, segundo o hospital, atinge cerca de 20 milhões de brasileiros. Já o câncer esofágico é o 6º mais comum entre os homens e o 8º entre as mulheres. Nos últimos anos, segundo o chefe de cirurgia abdominal do A.C. Camargo, Felipe José Fernandez Coimbra, a incidência de câncer no esôfago subiu de 10% para 50%.
________________________________________
É recomendado também que as pessoas não deitem logo após a refeição
________________________________________

As informações são do jornal "O Estado de S. Paulo".
Conforme já colocamos em outros artigos – as causas do refluxo são várias; e dentre elas ilustraremos nossa fala de hoje, com algumas comuns:
ANSIEDADE – que alterou o fluxo respiratório, detonando com o reflexo de abertura e fechamento do anel de musculatura que veda a transição do esôfago para o estômago; quando este se contrai para mandar o bolo alimentar para o duodeno; e daí em diante, para o restante do aparelho digestivo.
HÁBITOS ALIMENTARES INADEQUADOS – aumentou o consumo de carboidratos e misturas que fermentam; isso sem falar nas bebidas gasosas; além disso, boa parte das pessoas apenas se alimenta á noite – um sério problema: quando dormimos o organismo cessa suas atividades.

Resumindo nosso alerta:
De cada dez pessoas de todas as idades, as dez têm refluxo; de forma contínua ou esporádica. A intensidade é que varia desde a disfunção mais comum que é o retorno de gás, passando pela volta de suco gástrico até chegar á lesão anatômica da hérnia de hiato.

Dica:
Além do problema secundário da epidemia de câncer de esôfago, faringe, laringe que vêm por aí, brevemente – o problema a ser focado é o aumento da incidência de rinite e sinusite. Antes da vida pós-moderna apenas lutávamos contra os fatores alérgicos (que todo mundo hoje também têm).

Nenhuma novidade – apenas confirma-se tardiamente o que todo mundo já sabe e vive.

Por que boa notícia?
Sofrer é conjunto atenua a culpa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário