sexta-feira, 1 de outubro de 2010

DOMINGO É DIA NACIONAL DE CIRURGIA

O eleitor cirurgião doente da cabeça torna-se escravo dos poderosos de plantão:
A liberdade se origina do ato de pensar.
É orientada pela responsabilidade, balizada pelo discernimento, depende do conhecimento reciclado e aplicado no cotidiano. A vida nos quer livres e responsáveis conosco, com os que nos cercam e com o ambiente que nos rodeia e acolhe. Governantes e cidadãos precisam libertar-se uns dos outros. É preciso cooperar e não depender; pois quem depende não é livre – chega de bolsas e de esmolas.
Quem não aprende com a fome ou a exploração permanece refém da indústria da prevaricação, do desmando, da roubalheira.
Como fazer isso?
Quando na doença social, na dificuldade a ser superada, no obstáculo a ser transposto, basta levar para a mesa de cirurgia (urna). Raramente percebemos a necessidade de assim proceder; por isso os recados são repetidos e sempre acrescidos de algo mais após esgotado o ciclo de tempo para aprendizagem; são as recaídas de crises ou de situações.
Eleger idiotas para nos representarem é aprendizado, continuar a Elegê-los é falta de inteligência.
Idolatramos os mentirosos, somos atraídos pelo destaque irresponsável, fascinados pelo dinheiro, ambicionamos o poder, a badalação; mesmo que nos custe uma honra que nunca tivemos.
Aceitar a origem de levar um dia a dia com dignidade para morar, viver, aprender, progredir como decorrência das escolhas só da boca para fora – é condenação à baderna, à violência. Tentamos evitar a responsabilidade pela roubalheira que se instalou; pois isto acarreta crise de consciência que nos obriga á mudança, a reformar o “modo de viver” e de votar. Isso gera um tremendo conflito: não queremos sofrer os efeitos de termos escolhido pessoas sem dignidade e ética; mas também não queremos evitar o sofrimento.

Mas, operar (votar consciente) não basta – é preciso acompanhar o resultado dia a dia para manter o serviço.


Desta vez parece que a vaca já foi pro brejo.
Mas, vamos manter uma cobrança tão ferrenha nos nossos desejos e ideais quanto os que elegemos fazem para nos manter no contexto.
A eleição ou a cirurgia moral não termina no domingo – o pós – operatório vai ser prolongado e sofrido.

DOMINGO - CORTE FUNDO – PARA NÃO SE CONTAMINAR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário